Usando Fotografias e Tecnologias em Atividades



                                           NOME DA ATIVIDADE: Fotografia Como Memória

 

PÚBLICO ALVO: 4° ano do Ensino Fundamental

 DISCIPLINA CURRICULAR: História

 

ENUNCIADO DA ATIVIDADE:  A fotografia hoje é parte da nossa vida já que quase todos os aparelhos eletrônicos possuem uma câmera. Muitos momentos importantes da história foram eternizados graças a invenção das câmeras fotográficas. Já imaginou se essa tecnologia não existisse? Para essa atividade você deve pensar em algo (um objeto, lugar, pessoa, animal, planta ou momento) que queira muito guardar na memória. Tire foto disso, imprima em uma folha A4 (não precisando tomar toda a folha) e traga para a sala de aula. Caso não consiga imprimir traga essa foto em formato digital (pen drive).

 

OBJETIVO DA ATIVIDADE: Fazer com que os alunos compreendam a importância do avanço das tecnologias e da fotografia para registro de memória, de momentos e sentimentos.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Para a realização dessa atividade em sala de aula, o professor pode dividir a turma em grupos de 4 ou 5 para que possam interagir entre si, e em uma folha separada eles devem responder:

·         Por que tiraram foto desse objeto, animal, pessoa ou local?

·         Que sentimento isso te desperta?

·         Você tem boas memórias sobre isso? Se sim, compartilhe uma história relacionada ao que foi fotografado.

·         O que te faz gostar tanto do que foi fotografado?

·          Você acha que a fotografia é importante para eternizar essa memória? Por quê?

·         Agora observe as fotos dos alunos do grupo, qual delas você mais gostou e por quê?

 

Ao final dessa atividade os alunos podem cortar a fotografia e emoldurar em um papel colorido colocando o seu nome, e uma descrição breve do que foi fotografado. Depois, todos os alunos devem observar a mini exposição feita na sala e dialogar com os outros alunos sobre suas escolhas. 



 

Comentários