NOME DA ATIVIDADE: Fotografia Como Memória
PÚBLICO ALVO: 4° ano do Ensino Fundamental
DISCIPLINA CURRICULAR: História
ENUNCIADO DA ATIVIDADE: A
fotografia hoje é parte da nossa vida já que quase todos os aparelhos
eletrônicos possuem uma câmera. Muitos momentos importantes da história foram
eternizados graças a invenção das câmeras fotográficas. Já imaginou se essa
tecnologia não existisse? Para essa atividade você deve pensar em algo (um
objeto, lugar, pessoa, animal, planta ou momento) que queira muito guardar na
memória. Tire foto disso, imprima em uma folha A4 (não precisando tomar toda a
folha) e traga para a sala de aula. Caso não consiga imprimir traga essa foto
em formato digital (pen drive).
OBJETIVO DA ATIVIDADE: Fazer com que os alunos compreendam a importância
do avanço das tecnologias e da fotografia para registro de memória, de momentos
e sentimentos.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Para a realização dessa atividade em sala de
aula, o professor pode dividir a turma em grupos de 4 ou 5 para que possam
interagir entre si, e em uma folha separada eles devem responder:
·
Por que tiraram foto
desse objeto, animal, pessoa ou local?
·
Que sentimento isso te desperta?
·
Você tem boas memórias
sobre isso? Se sim, compartilhe uma história relacionada ao que foi
fotografado.
·
O que te faz gostar tanto
do que foi fotografado?
·
Você acha que a fotografia é importante para
eternizar essa memória? Por quê?
·
Agora observe as fotos
dos alunos do grupo, qual delas você mais gostou e por quê?
Ao final dessa atividade os alunos podem cortar a fotografia e emoldurar
em um papel colorido colocando o seu nome, e uma descrição breve do que foi
fotografado. Depois, todos os alunos devem observar a mini exposição feita na
sala e dialogar com os outros alunos sobre suas escolhas.
Comentários
Postar um comentário