A educação do hoje (e do amanhã)

 

"A educação é claramente o fator que irá conduzir melhorias na economia a longo prazo. No futuro, software e tecnologia  irão permitir que as pessoas aprendam muito com sues colegas." - Mark Zuckenberg 


Em mundo cada vez mais conectado não é surpresa alguma que a educação também tenha, e esteja, sofrendo mudanças graças às inovações tecnológicas. A fala de Zuckenberg, criador do Facebook, reflete a mentalidade que todo educador deve ter em relação às TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação): elas devem ser encaradas como aliadas da educação e do trabalho docente.
Esperar que a educação, e o ensino em sala de aula permaneçam igual sempre é o mesmo que esperar que o tempo pare: não vai acontecer. Mas é papel da escola, dos professores e do governo incentivar, e investir no ensino e aperfeiçoamento da prática tecnológica em sala de aula.
Com a disciplina de Informática na Educação da CEDERJ (UNIRIO) consegui entender, conhecer, e aprimorar muito dos meus conhecimentos com respeito às tecnologias, e com isso poderei desenvolver melhor minhas práticas pedagógicas. Observei com mais detalhes como o letramento digital é essencial para docentes e discentes, já que, mais do que nunca, o uso das TICs se fazem necessárias no nosso dia a dia, no trabalho, nos estudos e até na socialização.
Com a disciplina de Informática além de ver como as tecnologias são úteis, aprendi diversos conceitos necessário para a prática pedagógica, como o conceito de Cibercultura, e também conheci novas plataformas e softwares que podem ser utilizados para o ensino.
Hoje, por exemplo, me vejo utilizando jogos de plataformas para estimular meus alunos em sala, coisa que não teria pensado antes de conhecer plataformas como as do site jogosdaescola.com.br e smartkids.com.br/jogos-educativos que que unem ensino e diversão como uma forma de divertir e ajudar as crianças a reterem conhecimentos necessários. 
É claro que as dificuldade e desafios são inúmeros, principalmente se tratando da educação em um país desigual, e que desvaloriza o trabalho dos professores. Sabemos que o acesso às TICs não é igual por parte de toda a população, e que o incentivo aos professores utilizarem essas tecnologias também varia de uma cidade, ou estado para outro. Mas podemos observar, em meio a essa pandemia, por exemplo, como os professores têm mostrado o quanto valorizam e buscam novas possibilidades de desenvolver atividades tecnológicas de forma significativa e consciente para todos os alunos. 




Comentários

  1. Olá Sara. Seu texto foi muito proveitoso para mim e realmente como você mencionou, além da atualização constante dos profissionais é necessário investimentos para que todos tenha acesso as novas tecnologias para que não haja desigualdade. Infelizmente, não foi essa a realidade que encontramos durante a pandemia. Muito pelo contrário, encontramos profissionais despreparados e extrema desigualdade. Porém, diante dos desafios vamos nos aperfeiçoando e aprendendo novas metodologias.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Sara. De fato, é essencial que a escola acompanhe os avanços da sociedade com o objetivo de aprimorar a forma pela qual se constrói conhecimento. Por isso, o domínio das TIC's e dos recursos digitais em geral se faz tão necessário no meio escolar hoje em dia.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Sara! Muito sábia em suas palavras. É necessário um investimento na educação quanto ao uso de tecnologias e a de reciclagem dos professores. Estamos entrando em uma nova geração e quem não se atualizar ficará para trás.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Sara! Muito sábia em suas palavras. É necessário um investimento na educação quanto ao uso de tecnologias e a de reciclagem dos professores. Estamos entrando em uma nova geração e quem não se atualizar ficará para trás.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Sara!
    os desafios são muitos como você mencionou com relação ao investimento necessários em infraestrutura nas escolas publicas e acesso de todos a internet por causa da desigualdade social, e o que me encanto nessa profissão é a capacidade que o professor tem de se reinventar e fazer acontecer mesmo com todas dificuldades e desafios.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Sara!
    Como você acredito que as tecnologias podem ser usadas como aliadas da educação e do trabalho docente. A tecnologia tem conduzindo mudanças na sociedade e acredito que agora chegou a vez da educação .

    ResponderExcluir
  7. Olá Sara, concordo com seu argumento sobre a desvalorização dos professores no nosso país, além de não disponibilizar capacitação igualitária nacional aos profissionais e a questão da desigualdade social que não possibilita o acesso às TICs à todos os alunos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sara, concordo e achei muito pertinente seu texto. De fato ainda temos muitos desafios para que possamos incluir de fato as tecnologias em nossas práticas, porém não podemos desistir e tudo que estiver em nosso alcance devemos fazer e ensinar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário